“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência!”
Augusto Cury

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Clube PHDA


Este projecto da equipa da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, consiste na criação da primeira plataforma de E-Learning gratuita em Portugal sobre Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA), disponível em www.clubephda.pt
Tem como objetivo ajudar pais, professores e auxiliares de educação a lidar com crianças que sofrem desta patologia.
Sem barreiras físicas, sem restrições geográficas, e de forma totalmente gratuita, é possível ter acesso, à distância de um clique, a módulos de formação com informação cientificamente credível sobre a PHDA, estratégias e conselhos para lidar com as crianças.
Igualmente no site, existe um fórum de discussão para pais, professores e auxiliares que pretende ser um espaço de encorajamento e partilha de dicas e estratégias práticas para quem, no seu dia-a-dia, lida com a PHDA.

Podem também ver o vídeo de apresentação do projecto:

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

E a obra da nossa horta pedagógica inclusiva já começou!

Com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Aqui neste espaço vamos atualizando a informação 
Através do cultivo em recipientes, suspensos ou elevados relativamente ao solo, é possível promover um espaço onde os nossos alunos, com mobilidade reduzida ou utilizadores de cadeira de rodas,  podem desenvolver tarefas na horta que estimulam a sua autonomia e independência, tornando-os mais aptos para a vida em sociedade.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Retomamos os trabalhos na nossa horta pedagógica

         Foi necessário repor o compostor para darmos início ao processo da compostagem. 

A compostagem é o processo de transformação de resíduos orgânicos em composto.Cascas de batatas, borras de café ou restos de pão podem ser transformados em composto, um material orgânico com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes. A capacidade nutricional vai depender da qualidade dos resíduos utilizados, mas o composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.Promove a melhoria das condições do solo em termos de estrutura, porosidade, fertilidade, capacidade de retenção da água, arejamento e atividade microbiana. É uma ótima alternativa aos fertilizantes químicos e permite reduzir a quantidade de resíduos que vão parar aos aterros ou incineradoras.
Escolher o local
O local deve ter fácil acesso, em cima da terra, para facilitar a drenagem da água e a entrada de microrganismos benéficos do solo na pilha de compostagem. Em locais de clima seco, com temperaturas mais elevadas, coloque-o debaixo de uma árvore, para que a sombra evite a secagem e o aquecimento excessivo do composto. Em locais onde a chuva é frequente, o compostor deverá ser coberto.
Tampa contra a chuva caso o local esteja muito exposto às intempéries.





Resultados do trabalho desenvolvido

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MUNICÍPIO ASSINALA DIA MUNDIAL DO ANIMAL

Póvoa de Varzim, 03.10.2014

O Município da Póvoa de Varzim irá realizar ações de sensibilização e de demonstração com cães, no dia 6, segunda-feira, junto dos alunos das Escola E.B. 2/3 de Beiriz e Escola Primária n.º 1 – Nova.

O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1931, a 4 de outubro.

Associando-se à efeméride, o Município da Póvoa de Varzim, através do Pelouro do Desenvolvimento Local, irá realizar ações de sensibilização e de demonstração com cães, no dia 6, segunda-feira, junto dos alunos das Escola E.B. 2/3 de Beiriz (das 10h00 às 12h30) e Escola Primária n.º 1 – Nova (das 15h00 às 16h30).

Contando com a parceria dos GOBS - Grupo de Operação de Busca e Salvamento - e a Associação Vimaranense “Super Cães”, serão abordados aspetos diversos da convivência com o animal, as diferentes tarefas que desempenha e uma excelente oportunidade para contactar com uma dezena de “amigos de 4 patas” que estarão presentes.

Será também ocasião para, em conversa com os treinadores, descobrirem aspetos básicos da educação canina e tornarem-se verdadeiros “encantadores de cães”.

Lembramos que na escola E.B. 2/3 de Beiriz o Pelouro de Desenvolvimento Local tem desenvolvido o projeto de “Terapias Assistidas” junto dos alunos com necessidades especiais.