“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência!”
Augusto Cury

sexta-feira, 12 de junho de 2015

INTERVIR NO DOMICILIO


Todas as crianças têm o direito e a oportunidade de acesso à educação. A exemplo de anos letivos anteriores têm sido desenvolvidas atividades que atendem à diversidade de problemáticas dos nossos alunos.
Nos nossos contextos escolares, os alunos com Necessidades Educativas Especiais que possuem uma saúde débil e não podem deslocar-se à escola, recebem no domicílio, o apoio de uma Professora da Educação Especial. Deste modo, são-lhes proporcionadas, adaptadas e diversificadas atividades que lhes dão acesso ao currículo escolar.
Nesta situação encontra-se o nosso aluno Leandro do 2º ano da Escola de Cadilhe- Amorim, que beneficia de apoio especializado no domicílio devido à sua problemática de saúde. Este pequeno lutador tem demonstrado muito entusiasmo e empenho por todas as atividades propostas, e tem alcançado resultados muito positivos.
O apoio é prestado por uma equipa multidisciplinar constituída pelo professor titular de turma, professora de educação especial, coordenadora de educação especial e terapeuta ocupacional do centro de recursos para a inclusão (CRI). Esta equipa pretende maximizar as áreas fortes do aluno, minimizando, desta forma, a sua debilidade.
A utilização de Tecnologias de Apoio, que se pretende no futuro próximo mais adequadas à sua problemática, poderá facilitar o acesso ao currículo e possibilitar a integração do aluno na sua turma. Neste âmbito a equipa, com a colaboração do Centro de Recursos de Viana do Castelo (Crtic) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) conseguiu que o aluno integrasse o plano de apoio da Fundação PT para a aquisição do programa Magiceye, que permitirá ao aluno o acompanhamento da leitura e escrita com os movimentos dos olhos (varrimento por olhar).
Por outro lado, sempre que lhe é possível, o aluno participa nas visitas de estudo preparadas para a turma e desloca-se à sede do agrupamento, para participar nas sessões de terapia assistida por animais e assim partilhar alguns momentos com os colegas.


Texto elaborado por Sónia Martins (docente da Educação Especial do Agrupamento Campo Aberto- Beiriz)






Sem comentários:

Enviar um comentário